O que aprender italiano me ensinou

15 nov 2022

Aprender italiano me ensinou muitas coisas além da língua em si. Italiano é a segunda língua estrangeira que aprendo. Cada idioma tem as suas particularidades e o momento de vida em que me dediquei a cada uma foram completamente diferentes.

Comecei a estudar inglês aos 10 anos, num curso que frequentei duas vezes por semana durante anos. O inglês fazia parte da minha rotina, como ir à escola e almoçar todos os dias. Já a minha história com a língua italiana começou bem depois, aos 32 anos. No meio de uma pandemia. 

Eu – que convivo com a ansiedade há muitos anos – quero sair do ponto A e chegar ao B o mais rápido possível. Não foi diferente com o italiano. Por ser uma língua mais parecida com o português, achei que o aprendizado seria empírico. Não foi.

Aprender italiano não foi tão fácil quanto eu imaginava

Deixar um idioma entrar na sua vida é abrir o seu mundo para uma nova cultura. Colocar suas certezas em perspectiva. É um processo que te tira do seu lugar de conforto e convida a abrir seus horizontes. Ouso dizer que não é possível apreender uma língua sem mergulhar no ciclo completo do ensino.

Semana passada, durante uma live que fiz com a querida professora de inglês, Cris Vieira, dividimos, em tom descontraído, o que acreditamos ser essencial para o sucesso em qualquer área. No aprendizado de línguas, como na vida, não dá pra cortar caminho. Para apreender um novo conhecimento, é preciso sentar, praticar, estudar, repetir.

Muitos de nós, na pressa de alcançar resultados exigidos por uma sociedade cada vez mais veloz, tentamos pular etapas e obter diplomas o mais rápido possível. A pressa gera frustração e sofrimento. Resultados, como a palavra sugere, são consequências de um processo. Apesar de vivermos em uma época em que tudo parece se resolver em 15 segundos, transformar projetos em realidade exige tempo, esforço e muita dedicação.

Aprenda a ter coragem para realizar seus sonhos!

Últimos posts

Newsletter