Da ideia ao best seller: Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo

13 fev 2024

Hoje vamos falar sobre “Grande Magia”, o livro da best seller Elizabeth Gilbert que fala sobre criatividade, trabalho e dedicação ao ofício da escrita.

Não vou dar desculpas para a falta de constância desse blog. A verdade é que a vida acontece. Na última frase do livro “Tudo que aprendi em Nova York”, escrevi:

“Viver com inteireza é o único trabalho possível.” E eu estou vivendo muito! 

Quem me acompanha sabe que 2023 foi um ano de realizar muitos sonhos. Em 2024, sigo colhendo os frutos do que plantei no passado e trabalhando para alcançar novos objetivos.

Mesmo sem aparecer por aqui, tenho algumas novidades. A mais legal de todas foi o bookclub que liderei dentro da minha mentoria de escrita. Foi a 1ª vez que eu comandei um clube do livro. Escolhi “Big Magic” da Elizabeth Gilbert para reler e comentar. O resultado foi incrível. 

Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo

Para contextualizar: o livro fala sobre criatividade em diferentes formas, mas especialmente na escrita. Na definição da autora, a “grande magia” acontece na concepção de novas ideias, que estão por todas as partes. 

Tem título mais adequado para uma mentoria de escrita? Eu acho que não! Vai ser difícil superar, mas não se preocupe, já escolhi o próximo título. 

O livro detalha fases da concepção das ideias, cita o processo de alguns escritores e outros artistas e dá muitas dicas do que fazer ou não com o que você cria. 

Além dos ensinamentos das páginas lidas, aprendi algo muito valioso no encontro de discussão: se você quer escrever uma autobiografia, você precisa ler autobiografias! 

Antes de continuar, uma observação bem importante: acho que não só autobiografias, você precisa ler e ponto. Leia o máximo de livros que puder. Esteja em contato com a criatividade de outras pessoas. Seja um observador da escrita. Esse é o maior trabalho do escritor.

Você, meu alecrim dourado, não vai escrever um livro sem referências. O lance com autobiografias é que você escolheu esse gênero para desenvolver a sua escrita. Ao meu ver, é interessante que você, no mínimo, flerte com esse tipo de livro. 

As lições de uma vida criativa

Voltando ao aprendizado central: discutindo com as minhas alunas, eu lembrei dos medos que afligem novos autores e me conectei com os mesmos sentimentos.

Apesar de já ter lançado um livro (ótimo por sinal), eu ainda me sinto iniciante na escrita porque eu sou. Sempre falo isso para as minhas alunas, mas como santo de casa não faz milagre, trago uma citação da própria Elizabeth Gilbert: nós somos todos novatos como escritores. Mesmo depois de escrever por mais de 50 anos. Vai ser assim para sempre! 

A diferença entre o meu 1º livro e o próximo é que eu conheço o meu processo criativo. Eu reconheço os loopings da montanha-russa de emoções. Já vivenciei angústias e inseguranças em relação ao texto, revisão e publicação. Eu sei que elas vão aparecer de novo. Talvez, novos desconfortos surjam só para testar o quanto eu quero colocar o 2º livro no mundo. Quando eles chegarem, vou ter que aprender a lidar com eles também.

A felicidade do processo criativo

Se você é mulher, você vai me entender perfeitamente aqui: é como a TPM. Todo mês ela chega e enche o saco, mas eu já conheço suas características. É mais fácil passar pelos sintomas porque eu sei como meu corpo vai funcionar e sei sobre seus prazos de validade. Com a escrita é a mesma coisa: o processo incomoda, mas eu sei que vai passar. 

Porque incomoda muita gente desiste de escrever um livro, mas isso é papo para outro dia. 

A mensagem aqui não é que tem um novo livro vindo, mas que o processo precisa ser vivido. Não adianta correr, se desesperar e achar que você vai escrever seu livro em uma noite. Também não funciona (pelo menos para todo mundo que eu conheço) passar por isso sozinho. Você precisa de pessoas para colocar o seu projeto no mundo. Escrever é um processo pessoal, mas que envolve muitas pessoas. 

Leia o(s) livro(s). Fale com pessoas. Flerte com seu processo. Você nunca sabe quando a musa está por perto. Aprenda o ofício e deixe a porta aberta.

Quer saber mais? Inscreva-se no meu canal do Youtube. Estreio na quinta-feira com um vídeo falando sobre a “Grande Magia” e outras lições da vida criativa.

Últimos posts

Newsletter