Nostalgia no Dia das Crianças

12 out 2021

Hoje é Dia das Crianças no Brasil e, normalmente, eu não penso muito sobre essas datas comemorativas. Na verdade, eu não tenho nenhuma tradição de comemorar feriados como Natal, Halloween ou qualquer outra data, mas esse ano, a nostalgia do Dia da Crianças me pegou.

Me senti conectada com a minha criança

Eu nem tava pensando em escrever sobre o assunto, mas hoje meu pai me mandou uma foto que chamou a minha atenção. Eu olhei pra mini Lari com um amor inexplicável e me senti muito conectada com a minha versão de 8 anos. Foi um momento especial no meu dia. Minha esposa fez o mesmo ontem. Ela viu uma foto de quando ela tinha uns 7 ou 8 anos e olhou pra ela como se ela pudesse se abraçar. Ou talvez esse olhar tenha sido meu.

Eu queria poder voltar no tempo e me abraçar quando criança. Eu queria poder me colocar no colo, ler livros de fantasia em voz alta, me colocar na cama pra dormir e dar um beijinho de boa noite. Eu queria poder voltar e criar tradições para o meu eu criança acreditar em Papai Noel e caçar ovinhos de Páscoa, como as outras crianças faziam. Eu queria poder voltar e me proporcionar uma infância mais mágica.

Dia das Crianças sempre tem um pouco de nostalgia

Abri o Instagram hoje e vi várias versões de crianças dos adultos que eu conheço. Talvez, todo mundo queira abraçar sua mini versão enquanto olha as fotos antigas. Talvez, hoje, todo mundo queira se sentir inocente, único e seguro de novo. Talvez, celebrar o Dia das Crianças seja uma aprovação social pra sentir um pouco de nostalgia.

Pela primeira vez, eu publiquei uma foto minha criança no dia de hoje. Foi bom me sentir como todo mundo. Foi bom me sentir pertencente nesse tempo e espaço.

Meu feriado favorito, desde que eu me entendo por gente, é o Revéillon. Eu acho que eu sempre quis começar tudo de novo; eu sempre quis uma oportunidade nova para fazer as coisas do jeito certo. Como se tudo (especialmente eu) fosse mudar com as promessas da meia-noite.

A mágica das datas comemorativas é nos unir em pensamentos

Datas comemorativas tem essa sensação mágica de pertencimento, afinal (quase) todo mundo que você conhece tá unido em pensamento. Por uma fração de segundo, nos sentimos gratos, felizes e com esperança de uma vida nova. A vida é o que acontece entre os grandes eventos, mas – talvez – os feriados existam para nos aterrar no presente enquanto celebramos o passado.

Tenha coragem para realizar seus sonhos!

Últimos posts

Newsletter